sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Mística.

Meus irmãos, mandaram-me isto por mail há pouco e achei por bem partilhar convosco, peço que o leiam e comentem com seriedade abstraíndo-se do facto de se ter referido a um clube de futebol em especial, pensam nas palavras como se fossem dirigidas à nossa equipa, substituam a palavra benfica pela palavra FDL..

Entrevista a Bella Gutman


A mística do Benfica é apenas um mito?

Só quem está lá dentro do Benfica é que pode saber o que é a mística. Eu, antes, já tinha ouvido falar na mística. Mas encolhia os ombros. Não sabia o que era. Francamente, até pensava que não fosse nada, que não passasse de uma simples e vã palavra. Agora, porém, que a conheci, senti e vivi, afirmo-lhe que ela existe. Não há nenhum clube do Mundo que possua mística igual à do Benfica. E é este, afinal, um dos grandes segredos dos seus êxitos e da sua força.-

Não está a exagerar?

Não. Tentarei explicar algumas das suas manifestações exteriores mais palpáveis. Veja, por exemplo, a sua massa associativa. Chove? Está frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do Mundo, entre as neves da serra ou no meio das chamas do Inferno, por terra, por mar ou pelo ar, eles aí vão, os adeptos do Benfica, atrás da sua equipa. Grande, incomparável, extraordinária massa associativa!

E os jogadores sentem esse clima?

Nunca encontrei jogadores que sentissem tanto a camisola como os do Benfica. Mesmo que não sejam tecnicamente famosos, tornam-se futebolistas assombrosos e temíveis. É a mística do Benfica, compreende?



Contra o Benfica, todos valem, ou fazem por valer, o dobro daquilo que efectivamente valem. É uma guerra santa.

Bella Gutman

6 comentários:

Anónimo disse...

qd e k o feijoca vai a tvi?

Anónimo disse...

Genial e claramente adequado.

Mística. Até as reuniões de tupperwares das nossas avós têm a sua mística. Encontra-se uma mística diferente em qualquer grupo unido que exista. A equipa de Volley da FDL tem a sua própria mística, a equipa de Futsal da FDL tem a sua, e consequentemente a de Futebol tem outra também ela especial e distinta de todas as outras.

Digo isto porque antes de entrar nesta equipa esta época - e apesar de já contar com 2 anos com o símbolo da FDL ao peito - quando o Albukas me falava na mística da equipa de Futebol para me tentar convencer a integra-la eu encolhia os ombros, tal como referiu Bella Gutman.
Quando eu lhe respondia "Oh, a de Futsal também tem a sua mística" ele dizia que não com a cabeça, que não era a mesma coisa, mas não me sabia explicar a diferença. Nessa altura se calhar, eu não tinha a noção de que a mística, de equipa para equipa, não tem nada de igual sem ser a própria palavra.

Hoje em dia é diferente, e já compreendo o porquê de ele não conseguir explicar-me a diferença. A mística sente-se, vive-se, bebe-se e fomenta-se. Momentos como o Golo do grande Cristovão contra a Academia ficarão para sempre gravados na minha memória, e se eu pudesse fazer da minha mente um projector, quando me perguntassem o que era a mística da equipa de Futebol eu projectava esse momento:

O Feijoca a correr desalmadamente sem direcção definida, o Nabais a correr para o banco, a equipa a "afogar" o Xanoca, o Vidic aos saltos na bancada, ou eu a girar no ar um cobertor enquanto chutava garrafas gritando nem sei bem o quê.
Outro momento seria certamente o momento em que com a camisola do Sensas entre todos nós, fizemos um minuto de silêncio a pensar como lhe iamos dedicar aquela vitória que infelizmente não surgiu, contra FCT. Aquilo é mística, aquilo é família, aquilo é.... nem eu sei encontrar adjectivos justos e adequados para qualificar momentos como esse.

Sim, não temos os adeptos que nos vão ver faça chuva ou faça sol. Na minha opinião até podemos melhorar isso, pois se cada um levar uma pessoa ao jogo, ficamos com uma bela claque tendo em conta o panorâma do nosso campeonato. Mas isso nem é o mais importante, pois o noso apoio até nem vem de fora. Vem de dentro, daqueles 7 ou 8 macacos que estão no banco não à espera de entrarem, mas sim à espera de um momento de glória da equipa. Daqueles 10 companheiros que eram capazes de levar uma cacetada "à la Academia Militar" por nós.

Tudo isto, é a nossa mística e hoje sinto-a. A mística é uma coisa meio lamechas, pois pode ser comparada a uma paixão. Acho que comecei a senti-la quando antes de cada jogo, de cada palestra em jogo ou treino, em cada momento da equipa, comecei a tremer e a sentir aquele friozinho na barriga tão tipico dos primeiros tempos de paixão. A diferença é que este sentimento no que toca à equipa prolonga-se no tempo, perpetuamente, pois nunca iremos encontrar um ambiente igual em lado nenhum!

Este é o meu comentário, o meu pedaço de mística, por muito pequeno e recente que seja, que decidi mais uma vez partilhar convosco. Vamos a isto companheiros, a nossa mística, se aproveitada, faz-nos valer o dobro do que aquilo que já valemos. Se assim for, seremos grandes, temíveis, imparáveis! VAMOS A ISTO!!


PS - O Albukas quer-me obrigar a jogar com o 31... Epá..não. lol Abraço a todos

Anónimo disse...

Tudela, grande comentário. Até me arrepiei com descrição perfeita do golo contra a Academia. Parabéns.

Anónimo disse...

Caros amigos,

Um novo ano de treinos está prestes a começar. Na primeira parte da época falhámos muito e não conseguimos, nem de perto nem de longe, alcançar os nossos objectivos. A culpa não foi dos treinadores, não foi dos capitães, não foi dos novos, não foi dos velhos, não foi da ADESL nem foi da Mãe do Ricardo, foi de todos. Errar é humano e todos nós somos humanos, como tal, todos temos o direito de errar. No entanto, os erros existem para se aprender com eles e, quando se volta a errar, já não tem a ver com ser humano, mas sim ser BURRO. É importante, nestes dias que faltam para o primeiro treino, que todos nós pensemos naquilo que fizemos bem, naquilo que fizemos mal e em que é que podemos melhorar. Chegou a altura de sermos um pouco mais sérios e de, pelo menos dentro do horário dos treinos e dos jogos, sermos um pouco mais responsáveis. Não pensem que ao dizer isto me estou a referir a alguém ou a algum grupo de jogadores em especial, porque eu próprio me incluo no lote de pessoas que têm de ser mais responsáveis e sensatas em alguns momentos ou contextos. Portanto vamos lá pensar um bocadinho, porque a pensar é que o Homem evolui.
Quis deixar estas palavras antes de começarem os treinos, porque, depois de toda a "merda" que já fizemos neste campeonato, foi-nos dada uma segunda oportunidade. Aquela grande vitória contra a Academia, que todos nós havemos de recordar durante muito tempo, não só nos fez perceber que podemos fazer muito mais do que fizemos até aqui, como relançou, e de que maneira, as nossas hipóteses de garantir a manutenção. Neste momento estamos apenas a 4 pontos do Iscal, com menos um jogo, a 4 jornadas do fim. Isto quer dizer que, a partir da próxima jornada, podemos só depender de nós para garantir o objectivo primordial. Aquele objectivo que, caso não consigamos atingir, vai ficar para sempre marcado no "nosso curriculo" de falhanços.
No início da época, um grupo de 30 homens(os escolhidos) assumiu um compromisso com os treinadores e com os restantes colegas. Um compromisso de Honra. Não foi baseado em contra partidas financeiras, mas sim, na palavra, na honra e na amizade. Este compromisso visava(para mim e para a maior parte, ainda visa) cumprir até ao fim da época os seguintes as aspectos: Respeito pelas decisões dos treinadores(fossem elas quais fossem), Assiduidade, Empenho, Amizade e Respeito. Todos os jogadores do lote dos 30, assumiram este compromisso. Foi dada a hipótese de dizerem "gosto muito da equipa, mas este ano está fdd" ou "só quero dar uns toques", mas ninguém o fez. Os 30 escolhidos assumiram o compromisso. Isto é, todos assumiram que, independentemente das decisões dos treinadores, de jogar o seu clube na Tv, da namorada estar a chatear a cabeça e de razões de ordem semelhante, iam cumprir o seu papel. E o seu papel era simples. Bastava cumprir dois treinos por semana(n me fodam, não é por dois treinos de hora e meia que vão estudar menos ou deixar de ir ao cinema com a namorada), ter empenho nos treinos e, independentemente de quem jogasse, apoiar sempre a equipa dentro e fora das quatro linhas. Ora, até ao momento, quero lembrar que, já houve quem abandonasse o "barco", já vi gente a faltar por razões de merda e há quem fica sempre doente quando o seu clube joga(por esta razão, apesar de ser benfiquista, fico feliz pela eliminação da Uefa). Já houve, também, faltas de seriedade e de respeito em treinos ou jogos.
Que fique registado que, com estas últimas palavras, não quero "ferir" alguém, quero sim, abrir os olhos a todos aqueles que ainda estão entre nós e evitar que determinadas situações se voltem a repetir e que, por isso, prejudiquem a nossa equipa.
Irmãos, faltam cerca de 4 meses para acabar a época. Nos próximos dois nem sequer vamos ter jogos. Temos Janeiro e Fevereiro para nos prepararmos para a fase decisiva da época. Aproveitem esta segunda "pré-época" para treinar bem, evoluir e ajudar os outros a evoluir. Àqueles que moram fora de Lisboa, peço que façam um esforço para comparecer a, pelo menos, um treino por semana. Todos temos exames no dia ou pegados a um dia de treino, por isso, aproveitem, pelo menos esse, para marcarem presença. Aqueles que moram em Lisboa ou arredores, têm mais do que a obrigação de cumprir todos os treinos até ao fim da época. Compreendo que se falte a um treino na véspera duma oral, mas na véspera de um exame, principalmente se fôr a partir das duas, acho ridículo. Vamos lá fazer um esforço crl. Cumpram a vossa palavra até ao fim da época, depois, quando esta acabar, logo decidem se querem continuar ou não, mas nunca se esqueçam, para este ano já se comprometeram até ao fim. Vamos ser colegas, amigos, irmãos, mas, acima de tudo, HOMENS DE HONRA.

Até Terça Feira. É para entrar com o pé direito. Boa sorte para os Exames.

Abraço, Diogo Nabais.

Pedro Roque disse...

Se puderem adicionem aos links que nos tambem adicionamos, e nao se esqueçam de visitar e comentar, bons artigos que decerto vos vão interessar : D
http://conversasdobalneario.blogspot.com/

GonçaloCarvalho disse...

amanha quero ver vos a todos no treino.
quero sentir a camaradagem, o amor, a amizade que nos une... a reflectirem-se em trabalho concentração e seriedade. Assim. ultrapassaremos esta fase má. Garanto-vos. Mas, de outra forma, seremos lembrados pelas piores razões.
ACREDITO.
Quem estiver com a equipa,está comigo.
Unidos, venceremos!!