segunda-feira, 24 de novembro de 2008

FDL

Estou triste.
Estou muito triste com o rumo que a nossa equipa toma.
Temos perdido os jogos, mas mais do que tudo temos nos perdido como homens. Temos nos revelado pouco dignos desta camisola. Demasiados. Mesquinhos, competitivos, traidores até. Sinto que queremos que o colega falhe, para surgir a nossa chance, que a equipa perca, para haver alterações. Não nos esforçamos nos treinos, nos jogos, e até no dia a dia pelo que me é dado a entender... Quase diariamente recebo telefonemas, mensagens, conversas pelo msn de alguem que se queixa, que se sente pisado, que tem medo que determinada facção me influencie para determinada escolha e então quer mostrar o seu lado da história... A todos respondo com compreensão, é a minha maneira de ser, mas ao mesmo tempo com revolta pelo rumo para onde as coisas caminham. E vou abrir-vos o livro:
Como grupo neste momento, deviam sentir vergonha. Há falsidade no balneário, divisões, sinto falta de simplicadade, falta de espirito. Toda a gente crê que esta equipa gira a volta de planos mirabolantes para lixar este, ou aquele para favorecer fulano ou beltrano.
Digo-vos o segredo desta equipa caralho, o misterioso segredo para se chegar a equipa..? Treinem bem, sempre bem, e com empenho e a oportunidade, jogarão. Façam-no naturalmente e acabarão por ajudar esta equipa tal como elas vos ajudará. Não somos profissionais, sempre nos baseámos em métodos simples: empenho e sinceridade. Não se esqueçam disso.
O que tenho visto é um bando de putos. Não fazem falta se quiserem agir desse modo. Mimados, Insubordinados, e , tristemente, com má fé. Uma vergonha.
Falemos então do tema que todos querem discutir. Quem me conhece bem... e são poucos aqui dentro, sabe-me como do mais genuino e autêntico possivel; farei esta publicação sem avisar a pessoa visada, nem o próprio Nélson ( a primeira vez que publicamos um post antes de comunicar ao outro), e se os ofendo por isso, daqui surgem as minhas desculpas, mas compreenderão o desabafo de quem já encheu demais o saco.
Sei perfeitamente o que muitos identificam como o "problema" desta equipa. Não são as bolas paradas, não são as desconcentracões, não são as paragens cerebrais, não é o facto de todos se acharem no direito de falar, falar, falar, falar...Não! O problema é " A influência dita excessiva do capitão Diogo Nabais" .
Não preciso de o defender, mas preciso de me defender.
Para quem não sabe, quando escolhemos o Diogo para capitão o ano passado, tanto eu como o Nélson partilhávamos já, 4/5 anos de amizade e de jogo com ele. Sabiamos quem tinhamos, e o que queriamos. Garra, dedicação, empenho e amor por esta equipa. A escolha era óbvia. Tanto eu como o Nélson, somos sérios, competitivos, mas há que assumi-lo, também algo relaxados. Ter um capitão empenhado beneficiaria todos. Como sabemos, o Nélson o ano passado teve mais dificuldades em acompanhar a equipa. E apesar de todo o meu esforço nos treinos e acompanhando a equipa, era-me fisicamente impossivel controlar tudo. Pedi ao meu amigo, vosso capitão Diogo, uma mão, e tive-a imediatamente. Por vós. Ajudou-me, sem nunca questionar quem mandava, quem decidia. Pronuncia-se sobre o que eu e o Nélson lhe perguntamos, naquele seu jeito efusivo e argumentativo, porque lhe damos o á vontade para falar conosco sobre isso. Porque sabemos que temos ali uma pessoa que vive a equipa como pocuos, e que ainda tem anos com ela, e para ela. Sei que com a cabeça quente diz tudo o que lhe vem á cabeça, tal como sei que 2minutos depois pede desculpa, depois de racionalizar. Tornou-se absolutamente deplorável o que nos têm feito. A ele, e aos treinadores. Sinto que bem mais a mim do que ao Nélson, não só pelo que dei o ano transacto a equipa, mas também porque não via mal em tratar-vos como amigos, como próximos, saindo com vocês, curtindo com vocês e depois quando fosse " a hora da verdade " reconheceriam a autoridade. Foi uma prova de confiança... que muitos infantilmente falharam.
Sei bem do que se fala do " Nabais influenciar o Feijoca ", o " Nabais faz a equipa " etc etc. É nojento. Se para mim não fosse tão sério, faria-me rir. Sei que a ele também, ao recordar a quantidade astronómica de vezes, em que respeitosamente disse que não faria a mesmas escolhas, mas que respeitava. Sei bem o estilo de capitão que tenho. Não é perfeito. Há perfeitos? Eu também nao sou o treinador perfeito. Mas sou o treinador. E ele é o capitão. E será. Se acham censurável que ele sequer diga a sua opinão, então censurem-me antes a mim, porque não me importa nada, aliás, por vezes peço-lhe. Sinto que devo sondar o que anda a equipa a sentir, e o capitão está lá para isso. Para ajudar as duas partes, treinadores e jogadores, dependendo das situações.
Se uma data de pseudo homens, decidem ver problemas onde não os há, tentam fazer a cama ao próximo enquanto sorriem, falam nas costas deste assunto que falei, como se o importante fosse fazer amizade com o Diogo para jogar, assumam-se. Cheguem se á frente do grupo e digam: Não gosto disto e daquilo, sinto isto e aquilo. Não merecem a camisola que vestem. Não merecem aquele grupo. Jogar com os exemplos daquele grupo.
Respeitar aquele grupo, implica respeitar os treinadores, os capitães(Nabais, Silas, Vilela e Casca) o Pinto, o Hugo o Paulinho, o Castilho. Pessoas que sabem bem do que falo. Respeitar as nossas decisões. E respeitá-las não é fazer alarido a volta delas. Muitos gostam de ter a cabeça cheia de tácticas e de onzes. Lamento informar-vos...quem vive obcecado com isso...nunca será treinador desta equipa. Eu não esqueço, e quando a altura chegar, vou dar a minha opinião. Só é treinador, capitão, sub capitão quem vive genuinamente para isto. Quem gosta, por gostar. Porque sim. Porque se sente. E nada mais importa, nem orgulho, nem jogar, nem perder, ou ganhar. Tudo pela equipa, nada contra ela.
Este ano os grupinhos, quase, iam estragando a nossa equipa. Acabou-se.
Intrigas, mesquinhices, tentativas de influenciar...comigo, com o Nélson, nunca funcionaram. Acreditem ou não. E o triste é que muitos não acreditam.
Mas, e recordo, como únicos treinadores vencedores da história desta equipa, está decidido. Na FDL, só joga quem mais raça, pureza, humildade, dedicação e trabalho mostrar. Se ganharmos, melhor ainda. Se não o fizermos... perdemos unidos, espero.
Não é esta a melhor mensagem para passar para o jogo, mas é a mais sincera. Tenho estado o ano todo a ver merda a acontecer, acreditando que ela se resolveria por si, e porque seriam adultos; Não foram. Não são. Acabou-se a merda.

PS- amanhã, e pela última vez, terei de faltar ao inicio do jogo. Lamento, mas o trabalho assim o exige.



Pensem que no final, o que importa é a nossa consciência. É assim que se age como um homem.