terça-feira, 2 de junho de 2009

Post Com muita informação!

Em 1º lugar:
A FDL não tem os campos marcados para Junho, pode marcar ao dia. Pela minha experiência neste mês, agravada desde do sistema Bolonha, são sempre poucas as pessoas a comparecer aos treinos neste fim de época. Assim, ficou decidido que ao invés de se aparecer sempre, se façam treinos organizados onde todos nós comparecemos e podemos jogar exclusivamente futebol 11 vs 11 . Incluindo eu e o Nélson vamos fazer uma perninha. Assim, o próximo treino, será na próxima 3ª. Compareçam todos para fazer um bom desafio. Possivelmente faremos mais um jogo de treino contra o vitor manuel e um outro treino final entre nós como despedida da época. O importante é espalhar a mensagem.
Deixo-vos agora a 17ª despedida do amigo e colega Casquilha:
"Bom em primeiro lugar queria dizer que me faltou mística em não ter enviado um comentário dp da festa da cerveja, mas o stress de abandonar lisboa não me permitiu.
Passei o fim de semana em mudanças e hoje iniciei uma nova etapa na minha vida! Vim para o Porto e já tenho saudades de todos...até do Megre...o gajo que me fez levar um soco...
MAS ADIANTE...a conquista da Taça foi um momento marcante na história da nossa equipa...mas hj é um novo dia e há competições para ganhar!
Isto não pode ser uma excepção...mas sim a regra!!
Em seguida gostava de agradecer às várias despedidas que tive e às mensagens de amizade que recebi!
E se não se importarem deixo aqui um retrato de todos os elementos que fazem parte desta equipa, isto é, a imagem com que fico e alguns conselhos.

Paulinho: AMigo,Um guarda-redes fantástico, uma pessoa com qualidades humanas fantásticas mas com pensamentos muito pessimistas que o tornam num humorista caricato.

Coelho: A entrega da camisola do Paulinho é só um pequeno acto de aumentar a tua responsabilidade e o teu amor pela equipa...para o ano vai aos treinos e acredita no teu valor!

Pinto: bom rapaz, bom colega, e um dos representantes máximos do que é a equipa da FDL!! Com luta, dedicação, , voluntarismo, consegue-se atingir o sucesso!! Um exemplo para os mais novos!!

Santos: Um bem disposto, com boa qualidade técnica e que pode ser uma referência desta equipa se amadurecer a sua personalidade.
É bom ver-te apaixonado :)

Rogério: Um amigo, qualidades humanas fantásticas e outro exemplo para os mais novos! Tudo de bom para a nova etapa na tua vida e boa sorte para os exames!

Vidic: um rebelde, um rapaz que tem talento para ser um grande homem e um dos melhores defesas com quem eu tive o prazer de jogar e defrontar! No 1 para 1 foste dos mais fortes que já apanhei!
Mas acho que está na hora de dares um novo rumo na tua vida, não podemos ser crianças para sempre!
Creio que já estás a dar os primeiros passos para tal, ainda que devagar...mas...já é um começo!!Força e luta pelo que gostas!

Rodrigues: Vê lá se tomas hormonas masculinas para não ficares com voz de Ricardo...amarra menos bolas com a mão na nossa grande área e bate ainda melhor os penalties...tava a brincar...és bom rapaz e espero que como um dos mais velhos da equipa sejas mais homem ainda do que és hoje!! A equipa precisa de referências e está na altura de te assumires de forma equilibrada como um dos líderes da equipa.

Albukas: Devo confessar que és um bom futebolista e que tens qualidades para ser capitão de equipa se te controlares emocionalmente...espero que continues a dar o teu precioso contributo a esta equipa que precisa de ti em termos futebolísticos e em termos de balneário...ainda mais que este ano...muito mais!

Vaz: Para mim uma das maiores revelações da época! Um grande jogador, para mim podias seguir uma carreira profissional de futebolista! não só pelas qualidades futebolísticas que são enormes mas pelo equilíbrio emocional que tens dentro e fora de campo!! Adorei jogar contigo e coloco-te no top 10 dos melhores jogadores que joguei!Continua nesta equipa pois a tua qualidade é fundamental!!
Não quero quebras de forma como esta final!!Os grandes jogadores têm de exigir o máximo em termos de rendimento e sobretudo nos jogos mais difíceis!

Nabais: Grande amigo, como as boas amizades tivemos momentos altos e baixos...como diria o Luciano: "Se há alguém com capacidade para juntar um grupo de pessoas para ir a algum lado essa pessoa...ÉS TU"; admiro a tua luta no jogo, a forma de jogares nos limites da agressividade!! Se continuares na equipa espero que continues a comandar as tropas!! Um forte abraço de saudade e concerteza quando for a Lisboa e tu vieres ao Porto espero ver-te!

Hugo: Se há alguém a quem eu posso chamar o bonnus patter familias no campo de futebol: essa pessoa é o Hugo! o Pêndulo da nossa equipa durante estes anos, o equilíbrio!
Um bom amigo, inteligente e que sabe pensar pela sua própria cabeça! E isso sempre admirei em ti! Aquilo que disse ao Diogo aplico-o a ti! Um forte abraço

Bezerra: espetacular a atitude nesta equipa! encarnaste da melhor maneira o espírito da equipa! Dos mais novos o que encarnou melhor!
Se ganhares um pouco de resistência e mais explosão podes ser um bom futebolista! Sabes o que fazer com a bola nos pés e se ganhares um bocado de agressvidade a defender podes ser um bom médio!!
és bom rapaz e tens óptimas qualidades humanas! Continua a ser assim!

Luciano: um madeirense de gema, um tipo porreiro que sabe estar na vida!!Já o disse e repito-o para todos: admiro o teu comportamento nesta equipa! Parabéns!

Nino: Zé Minino...Velhooo o melhor da vida ta vindo...o Rio te espera...se cuida piá...se diverte com cabeça...aquela merda é massa mas tb é perigosa...as brasileiras são legais mas os brasileiros não são de confiar...a maioria deles...cabeçinha nesses momentos...a equipa precisa de ti...apesar de um ano de ausência física não te desligues da tua família pois qd chegares terás de voltar a vestir esta camisola!

Megre: és pior do que eu em termos de lesões, mas tens bom espírito e bons gostos musicais!E não te metas mais em porrada...já cheguei eu para ficar com um olho negro...Tens 1,70 e não tens cabedal para andar à pancada!!Que te tenha servido de lição!!

Subtil: a maior das surpresas...a pessoa que eu mais vi amadurecer em tão curto período de tempo...Estás de parabéns e não saias deste grupo...a equipa precisa de ti e tu dela! :)

Tó Preto: Ah Grande Tó...a equipa tb és tu...precisamos de todos e não só dos jogadores...precisamos de ti Tó :)

Gaúcho: A ti quero dizer que a persistência leva ao sucesso...ainda acredito que terás a tua oportunidade! Não desistas!!Confio em ti!

Silas: Meu bom amigo, foram 6 anos maravilhosos e só posso dizer coisas boas de ti...passei bons e momentos tristes contigo...amigos para siempre :)

MAdeiras: Amazing Madeiras...Absolutely Orgasmic on the field... I trust on you to take this team into another level...a Supreme one...Next season is a very important one and you are the Natural Leader inside and outside the field!
Keep your temper and success will come!!
A good friend and i hope we keep in touch!

Jordão: a educação em pessoa, um exemplo de lealdade e de luta por melhorar fantásticos! o que tu fizeste em 3 anos foi incrível e foi coroado com dois golos contra agronomia!! Os meus parabéns, o meu reconhecimento!!

Cristóvão: Uma surpresa pela positiva...não vira a cara à luta e este ano com um espírito que não lhe conhecia...sinto que neste momento gotas da equipa e isso é uma grande vitória da tua parte!! Se continuares com a vontade que demonstraste irás marcar mais golos! Treina com afinco e concentra-te em cada movimento que faças no final do treino para poderes melhorar! Luta por alcançares um lugar ao Sol!

Tudela: Conjuntamente com o Vaz a maior revelação da época...não sei se sabes mas votei em ti!! Já te disse o que queria dizer!! Tens uma atitude competitiva parecida à minha...o futebol está-te no sangue!!Sei bem o que sentes! Se pudesses ser profissional de futebol era-lo!! Tens potencial para o ser mas define o teu futuro!!Se o queres ser vai-te ao sonho mas caso contrário adapta as tuas características À equipa!!
Sê exigente contigo e se mostrares o comportamento que demonstraste este ano, com humildade estarás sempre na dianteira para ser o melhor!! Não te esqueças que a camisola 7 agora é tua!! Cuida dela bem e não estragues a história dela!!

Esquilo: tb já te disse o que queria...espero que te amarres à equipa...para seres o melhor tens que jogar com os melhores...não é a jogar a 3ª divisão do allstars...é a jogar com os duros e não ter medo de falhar...tens de assumir a responsabilidade...os grandes jogadores assumem a responsabilidade...há uma diferença entre poder ser e ser um grande jogador!!
O potencial está aí...se diferenciares os momentos de jogo...o saber quando fintar, o saber quando passar, rematar, cruzar...serás um caso sério...outro jogador que podia seguir carreira profissional!!
Não te esqueças que futebol é rendimento!!
Se aliares a tua qualidade individual aos resultados serás fantástico!!
A equipa no próximo ano vai precisar de ti e tu dela!!
Não tenhas medo de falhar!!Tenta...
Boa sorte!!

Feijoca: um símbolo...nas equipas há aquelas personagens carismáticas... como o Jorge Costa no Porto...o Raúl no real madrid...o maldini no milan...o effenberg no bayern de munique...na nossa equipa há o Feijoca!!
Um bom amigo e uma excelente pessoa...mas nunca mais me esqueço do frio que rapei em amesterdão por ter acreditado em ti...Devia ter seguido os meus instintos

Nelson: Outro grande histórico desta faculdade...um bom amigo...genuíno e que como eu viu nesta equipa um grande ponto de integração em Lisboa; Obrigado por tudo!!!

Divirtam-se nestes últimos treinos da época e estudem com afinco!!
A minha passagem pela equipa de futebol na FDL é uma lição para a vida!!
Nas vitórias e nas derrotas (mesmo estando no Brasil) aprendi sempre alguma coisa...a vitória da Taça demonstrou que quando acreditamos em nós, no nosso valor, nos valores em que fomos educados atingimos o sucesso!!!

Por isso rapazes o brio com que enfrentam as grandes batalhas no campo,usem-no para enfrentem os exames da faculdade, o dia-a-dia, as relações com o mundo lá fora... porque (tal como no discurso do any given sunday)muitas vezes só começamos a dar valor às coisas quando as perdemos...

Lutem pelos vossos objectivos!!
Uma mensagem a todos os outros meus companheiros de equipa de outras épocas mas não posso de deixar de mandar um grande abraço de amizade ao:
- Castilho (grande amigo);
- Bruno Alves "Benfica"
- Costa (um abração para Cabo verde)
- Teles (boa sorte para esses exames)
- Rodri

OBRIGADO POR TUDO!!!
Um abraço,

Casquilha

(Jorge Manuel Meira Costa)"
Por último devo referir que ainda esta semana será publicado o post com as primeiras fotos e as estatisticas que o Tudela elaborou durante o ano.
Aproveito para sugerir que na senda do post do Casca, todos nós façamos comments mais sérios, tentando, como ele, resumir qual a imagem que tivémos e levamos desta época.
Abraço







4 comentários:

Tudela disse...

Grande Casca:

Após o Nabais me ter levado para a equipa e tendo feito os meus primeiros 2 ou 3 treinos ele disse-me que eu poderia vir a ser "o herdeiro do Casquilha". Vários foram os que me disseram a mesma coisa, que tendo em contra as minhas características, poderia vir a ser o teu herdeiro, visto que terminavas a tua carreira este ano.

Muito sinceramente, das primeiras vezes que ouvi isso pensei para mim, pouco humildemente "Herdeiro do Casquilha? Eu estou aqui para ser o Tudela, para deixar a minha marca, e não para ser herdeiro de ninguem!"

A primeira vez que esta minha mentalidade infantil foi beliscada foi quando marcaste contra o ISCAL aquele belo golo de cabeça. Festejei como se o golo tivesse sido meu, e quando me sentei de novo no banco senti-me estranho mas não liguei e pensei que nada tinha mudado.
O ponto de viragem da-se na semana seguinte, quando tenho a minha estreia a titular contra Letras. Antes desse jogo, nos treinos, nas peladinhas era sempre da equipa contrária à tua, só na véspera desse jogo é que joguei pela primeira vez contigo e foram só uns 5 minutos. Por isso fiquei surpreendido com o que se passou nessa tarde.

Tu jogaste a extremo direito, e desde logo revelámos um extraordinário entendimento dentro de campo. Além disso, a jogar com uma pessoa é muito mais fácil ver o que ela vale do que a ver de fora e foi nessa tarde que eu tive a noção de quão bom jogador eras.

Os jogos foram passando e começamos a ter mais convivência um com o outro nos treinos, nos jogos. Comecei a olhar para ti com admiração, pela pessoa e pelo jogador que eras. Senti-me muito solidário contigo quando passaste aquela crise de confiança que terminou com um fantástico "bis" contra a Academia Militar onde eu tive a honra de te oferecer o 1º golo numa jogada de equipa simplesmente maravilhosa.

A seguir veio a tua lesão. Antes dos jogos recomeçarem fizemos um jogo-treino contra o Técnico, em que eu me senti numa ilha deserta que era a frente de ataque e saí do jogo a dizer: "Sem o Casquilha não consigo jogar a Ponta de Lança. Quando eu descaio para as alas não há ninguém inteligente como ele que apareça no meu espaço criando desiquilibrios."
A prova disso foi o jogo contra Economia, onde comecei a "10", passei por extremo direito e terminei a PL e só na extrema joguei bem, e este jogar bem tem mais a ver com o sacrifício e os kilometros que corri do que outra coisa pois em futebol estava muito menos solto!

Contra Medicina e Agronomia voltaste com mais 2 jogos fabulosos. Contra Agronomia marcaste um dos nossos melhores golos este ano, e antes contra Medicina além do golaço que nos deu a vitória ainda fizeste o centro que me permitiu marcar um golo de cabeça, logo eu, q nem 1,80m tenho.

Veio a Taça, e mais um jogo difícil para nós. Contra a Lusófona perdemos cada um 2 oportunidades flagrantes e fomos os 2 para casa chateados com o nosso trabalho, independentemente da felicidade que tinhamos pela equipa ter ganho. Não me esqueço que nesse jogo, quando falhei um golo feito na 2ª parte e só tinha vontade de me esconder num buraco, tu olhaste para mim e fizeste o sinal de "queixo levantado!", dando-me a força que eu precisava naquela altura.

Conta Academia foi a redenção e chega a Final. Antes do jogo, falei com o Nabais e disse-lhe que na equipa tu eras o meu ídolo, a minha referência. Disse também que eu e tu muito dificilmente ficávamos 2 jogos seguidos sem marcar e que por isso à partida 2 golos tinhamos garantidos. Felizmente estava certo, e ganhámos um título que ainda hoje me tira o sono de tanto pensar naquela final.

Isto tudo para dizer esta época foste a minha referência, aquele jogador para quem olhava para procurar um exemplo fora do campo, e força dentro dele! Se hoje em dia alguém me disser que eu sou o "herdeiro do Casquilha" eu responderei: "Sou, com muita honra!!"

PS - Podes ter a certeza que o 7 que vou herdar de ti será sempre honrado, nunca esquecendo quem o usou antes de mim! Grande Abraço, e obrigado por tudo!

Anónimo disse...

Eu, como já poucos nesta equipa, testemunhei o primeiro ano do Madeiras e o futebol muito acima da média que ele trazia. Ainda assim, sustentei desde sempre a minha opinião: "o Casca é o melhor jogador desta equipa". E, não obstante o valor gigantesco do nosso 10 (e ainda que nunca tenhamos ficado sem ele mais do que um jogo consecutivamente), os números e o percurso da equipa com ou sem Casca falam por si.
A equipa perde com a tua saída e perde muito. Apesar do feitio peculiar que tens, como aliás todos nesta equipa, qualquer jogador que tenha o tempo e o prazer de te conhecer e compreender sente-se obrigado a naturalmente admirar-te. Dentro e fora do relvado, és uma pessoa bastante ponderada. E no relvado, onde os sentimentos muitas vezes se sobrepõem, a tua fria sensatez é uma imagem que marca e que cumpre seguir. Procurarei, como sempre o fiz, seguir os teus conselhos. Telefonar-te-ei se precisar de mais. Tudo para poder ser sempre um pouco melhor, aprendendo com um dos melhores.
Desejo o maior sucesso para a toda vida e em particular para esta nova etapa no Porto. Estou certo de que, tal como fizeste quando vieste do Brasil, será chegar e vencer. Tu és um vencedor, acredita em ti!

Grande abraço

Albukas

Anónimo disse...

um amigo sempre disposto a ajudar, um monstro dentro de campo. Tive o prazer de pisar muitas vezes o relvado contigo e felizmente nunca desiludiste. Tivestes fases, como todos, menos boas mas sempre fizeste a diferença dentro de campo quando foi preciso. Sempre foste um exemplo a seguir e sempre serás lembrado como tal para os que vierem para esta equipa. Tal como o albukas referiu, eu também acredito que nesta nova etapa que vais enfrentar irás triunfar. Obrigado pelos conselhos e chamadas de atençaõ que me fizeste ao longo destes 3 anos, que sempre me ajudaram e incentivaram para fazer mais e melhor. Não vejo isto como uma despedida, pois não tenho intenção e sei que não vou perder o contacto contigo, por isso até já.
Um Grande abraço

Rodrigues

Anónimo disse...

Aos nomes que mencionei no final quero acrescentar o Aimar!!Desculpa Aimar!!
Abraço

Casca