sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Para muitos ( demasiados ) comerem e calarem

Subscrevo o texto abaixo.

Gonçalo Carvalho


Nem sei por onde hei-de começar...
Como preferia mil vezes não ter que escrever este texto.
Ontem fui invadido por uma série de pensamentos. Esses pensamentos chegaram até a mim no final do treino de ontem quando no balneário, completamente sozinho, onde noutros tempos muitos outros elementos brincavam, falavam, riam ou simplesmente gozavam uns com os outros ora por um pormenor qualquer do treino, ora pelas demais ocasiões do dia a dia de cada um.

Sinto-me triste e desiludido com vários elementos desta equipa.
Poucos são os que têm ido aos treinos, poucos são os que mostram interesse, poucos são os que faça sol, chuva ou neve estão lá as 7:15 terças e quintas para treinar como é a sua obrigação, obrigação para com os outros jogadores da equipa, amigos e irmãos, obrigação para com os treinadores, obrigação para com eles próprios, pois a isso se comprometeram no inicio do ano com a sua palavra.
Sinto muito sinceramente que a chuva ou a falta de campo já não são mais uma desculpa para não ir ao treino, mas sim, uma conveniência para que tenhamos desculpa para não ir ao treino e que dissimule a preguiça, o desleixo, a falta de sentido de responsabilidade e a até a falta de respeito por aqueles que não deixam de comparecer a cada treino.
Nunca, desde que entrei para esta equipa, deixou de haver treinos pela chuva.... esses eram os melhores treinos! Para mim eram! Hoje a realidade é diferente porque aparecem menos de 10 pessoas numa equipa de futebol 11.
Sair dali todo encharcado e exausto por ter corrido quase mais do que conseguia e ouvir o nabais no final do treino dizer “Grande treininho” fazia-me entender o que ele dizia, pois ali via-se única e exclusivamente a vontade dos jogadores, via-se empenho, via-se se quiserem... amor pela equipa!
Todos temos namoradas, todos temos família, todos temos amigos, saídas jantares, todos temos vidas... e sempre tivemos! Mas antes não faltávamos em ocasiões em que agora nos é fácil pensar: “Ah está a chover, não vou ao treino”.
Esta equipa nunca foi ficar no quentinho, esta equipa nunca foi não apanhar chuva, esta equipa nunca foi estou em fase de orais não vou aos treinos, esta equipa nunca foi vista e sentida de forma leviana e despreocupada...
Esta não é a minha equipa, não é a forma como eu, e sei que felizmente outros mais, vêm e sentem a equipa.
Aliás para mim só a uma forma de viver a equipa, não conheço outra!

O que me chateia mais ainda... é que tenho a certeza que se houvesse um jantar já amanha apareceriam muitos mais do que aqueles que vão aos treinos, se houvesse Bélgica e convocatória apareceriam muitos mais do que aqueles que vão aos treinos, na viagem ao Alentejo são capaz de irem bastantes mais do que aqueles que vão aos treinos.
Não vos parece irónico?!?! A mim parece!

Eu sei que não sou um grande jogador... Mas se estiver em forma, na melhor forma que possa estar, vou ser um gajo fodido de passar naquela linha e com isso vou ajudar a equipa a vencer! E quando digo vencer digo-o como sinónimo de NÃO DESCER DE DIVISÃO, pois é a beira disso que estamos e treinar nunca foi tão importante, seja em metade de campo ou apenas mera corrida pelo estádio universitário. Isso vai fazer a diferença nos próximos jogos, acreditem!
Se no final disto tudo ainda estão a pensar quem é este caralho para vir para aqui com sermões e dizer-nos o que fazer... então para esses, não vejam este meu texto como um sermão ou sequer conselho, mas como um amigo que vos pede um favor, que vos pede AJUDA para levar esta equipa para a frente, que vos pede AJUDA para que a equipa não desça, que vos pede AJUDA para que estejam lá nas minhas falhas e nas dos outros.... que RELEMBREM todos os momentos que unidos já passámos, sejam eles bom ou maus, que relembrem aquelas sensações que só a equipa nos leva a sentir, seja num jantar, seja na Bélgica, num jogo, num treino...

Pela FDL não vai nada, nada, nada....
Unidos Venceremos!

Assinado:
Pinto